Muquirana,  Reflexões

10 COISAS MAIS IMPORTANTES NA VIDA

A Elsa me chamou para assistir o documentário Playing with FIRE na casa dela semana passada e em uma parte do filme o protagonista senta com a esposa e faz uma lista das 10 coisas mais importantes para cada um. Já vi essa ideia em vários sites de independência financeira mas confesso que nunca parei para sentar e escrever a lista.

O Sr Muquirano achou a ideia excelente e ficou muito motivado a fazer a sua lista. Como eu sou a convertida da casa, ia ficar muito feio eu não fazer a minha também. Então nos sentamos e colocamos no papel o que é mais importante na vida para cada um de nós.

É engraçado como nessas horas fica muito óbvio que algumas coisas simplesmente devem sair do seu foco e do seu orçamento pois não são importantes para você. O Sr Muquirano vive querendo sair pra comer fora e pedindo comida delivery, mas em nenhum lugar da sua lista essas coisas apareciam como importantes. Ele colocou que queria comer comida com bons ingredientes, que pode muito bem ser feita em casa.

O principal exercício da lista é entender o que é importante para cada um e chegar a um meio termo para a família. Pode ser muito importante para alguém dirigir carros caros e para o outro viajar nas férias, então o alinhamento serve para se chegar a um meio termo que deixe a todos felizes sem tirar o foco da independência financeira.

Para nós é muito importante termos espaço ao ar livre para brincarmos com o nosso filho e conseguirmos dormir bem a noite. Hoje não temos nenhuma dessas coisas. Para fugirmos do trânsito moramos perto de onde trabalhamos, no meio do caos, da poluição e do barulho. O barulho é realmente ensurdecedor, daqueles que deixam a gente meio zureta se ficamos com a janela aberta. Isso é algo que toleramos hoje porque estamos focados em não perder tempo no trânsito, mas uma vez que o deslocamento casa – trabalho não for mais necessário queremos ir para um lugar para termos paz.

Fazer duas listas e tentar chegar a um equilíbrio da família me pareceu indispensável para quem está buscando FIRE em dupla. Fiquei aliviada em ver que as nossas listas estão alinhadas mas um pouco frustrada em ver como não temos tempo livre e um ambiente agradável à nossa volta.

A lista mudou bastante a percepção do sr Muquirano sobre o que ele quer para o nosso período FIRE. Agora ele passa bastante tempo em sites pesquisando sobre qualidade de vida em varias cidades e está prestando mais atenção nos investimentos. Estou adorando a sensação de estarmos nos sentindo cada vez mais conectados em torno do nosso objetivo. Essa foi a melhor externalidade que a lista trouxe, a sensação de remar junto.

Sugiro que vocês trabalhem nas suas e todos estão convidados a colocarem seus 10 itens nos comentários!

LISTA DA MUQUIRANA

1-Passar tempo de qualidade com a família

2-Fazer esporte e cuidar do corpo

3-Viajar

4-Ter momentos para ler e estudar

5-Dormir no mínimo 8 horas por noite

6-Viver em uma cidade segura e relativamente cosmopolita

7-Ter acesso a saúde e educação de qualidade

8-Comer comida saudável

9-Ter contato com o sol e natureza

10-Ter contato com amigos e familiares

LISTA DO MUQUIRANO

1-Ter mais tempo de qualidade com a família

2-Atividades ao ar livre com o filho

3-Educaçao boa para o filho

4-Segurança

5-Clima bom

6-Qualidade de sono

7-Casa com espaço para cozinhar, conversar e receber amigos

8-Pouco trânsito e facilidade de transporte

9-Ter espaço para ficar sozinho ou tempo para um hobby

10-Viver sem preocupação com dinheiro

5 Comentários

  • Cesar

    Muito legal essa coisa de fazer a lista! Vou pensar na minha. Estou louco pra ver esse documentário, mas não consegui fazer o aluguel nos serviços de streaming por ter um cartão de crédito com billing address no Brasil. Como vocês conseguiram? Podem me ajudar. Sou fã desse blog. Continuem o bom trabalho. Abraço!

    • sempresabado

      Oi César obrigada pelo comentário e pelo elogio. Vou deixar a Elsa responder essa pq vi no Apple TV dela! Abs!

  • Viver Sem Pressa

    Muquirana, eu tô é doida pra assistir esse documentário, já estava acompanhando há bastante tempo, e quando finalmente saiu, dei pulos de alegria. Mas vou assistir no recesso, quero assistir com meu marido com calma. Adorei essa lista das 10 coisas mais importantes da vida, vai ser um bom exercício para o meu marido fazer também. Eu confesso que já tenho a minha, mas acho que são mais de 10, então vai ser um bom exercício filtrar mais.
    Beijos. Yuka.

  • sempresabado

    Oi Muquirana! Muito legal esse exercício!
    Eu e o maridão aproveitamos o último jantar pra escrever nossos 10 pontos essenciais juntos!
    Olha o nosso:
    Coisas importantes
    1. Viajar
    2. Comer comida gostosa
    3. Tomar vinho barato
    4. Morar perto do trabalho
    5. Receber/ visitar os amigos em casa
    6. Passar tempo com a família
    7. Assistir a um bom filme/série
    8. Jantar durante a semana juntos
    9. Ficar ao ar livre
    10. Fazer atividade física
    Beijos Elsa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.