Muquirana,  Reflexões

A vida sem WhatsApp

Meu tempo de uso do celular após deixar o WhatsApp

Li um post do Simplicidade & Harmonia e fiquei muito surpresa em saber que a autora não usa celular. Achei muito bacana a ideia e por coincidência no mesmo dia um amigo de velha data apareceu em uma matéria do jornal e fui mandar um WhatsApp para parabenizá-lo.

Quando vi que ele não tinha WhatsApp mandei um email perguntando como poderia contata-lo e ele me falou para ligar ou mandar um sms (duuuur). Liguei e batemos papo por um tempão e ele me falou que nunca teve WhatsApp, que não sente falta e que acha bizarro quando alguém diz que perdeu o dia batendo papo online. Fiquei com isso na cabeça e decidi experimentar essa liberdade de ficar sem WhatsApp. Apaguei o app sem dó nem piedade e de uma hora pra outra “sumi”.

Alguns dias depois apareceram os primeiros SMS perguntando o que aconteceu com o “zap” e falei que estava sem ele, sem grandes detalhes. Outros dias se passaram e algumas pessoas ligaram muito bravas comigo! Decidi baixar o app de novo e ver o que tinha perdido: NADA

As mensagens do whatsapp são em sua grande maioria pura bobagem

Eu participava só de grupos essenciais e já tinha saído de todos aquele com 10324738 mensagens por dia, mas mesmo assim as pessoas compartilham um monte de bobagem ou ficam conversando abobrinhas pelo app. Tirando as mensagens da imobiliária da Espanha e dos inquilinos, não tinha absolutamente nada de relevante. Os grupos do trabalho têm coisas como “estamos na sala de reunião 1” ou mandam coisas que depois chegam por email ou são comentadas no escritório. Depois disso respondi as mensagens falando que estava usando mais o SMS e apaguei o whatsapp de novo.

Percebi que aquela ansiedade de pegar no telefone pra dar uma olhadinha simplesmente sumiu! Eu já tinha desabilitado todas as notificações mas sempre ficava a tentação de dar uma olhadinha. O tempo de uso do meu Iphone caiu para 15 minutos diários. Vocês não imaginam a sensação de liberdade que é não ter mais que olhar o WhatsApp.

As desvantagens de não usar

Falar com inquilinos em outras cidades ficou praticamente impossível e algumas lojas online só atendem por WhatsApp. O que fiz foi comprar um chip com o DDD da cidade onde fica nosso imóvel aqui do Brasil e colocar o pessoal da Espanha no WhatsApp desse telefone. Esse outro aparelho só fica em casa, então vejo e respondo as mensagens – quando existem – a noite depois de colocar o baby Muquirano pra dormir. Em média recebo uma ou duas mensagens por semana sobre os imóveis.

Com o tempo percebi que as pessoas se acostumaram a tratar assuntos banais como urgentes e esperam respotas imediatas de todos. Isso faz a ansiedade explodir!

Quando o serviço é gratis o produto é você

Acabei de ler um livro chamado Irresistible (versão em português aqui) que explica como a industria da tecnologia usa a neurociência para achar os pontos falhos do nosso cérebro e fazer com que não consigamos viver sem nossos devices. É incrível ver a ciência por trás das notificações, sons, luzes e alertas. Tudo é milimetricamente calculado para roubar a sua atenção e o seu tempo.

Quando o produto é gratis, como o Facebook ou o Whatsapp, a remuneração pelo uso vem da empresa coletar, guardar e depois vender seus dados. Isso está naquelas letrinhas que não lemos e apertamos “aceitar e continuar”.

Recomendo a todos um detox de vida digital. Eu já não tenho nenhuma rede social e minha última âncora de atenção era o WhatsApp. Minha média de tempo de uso do celular caiu de mais de uma hora para quinze minutos diários. O iPhone monitora isso em Tempo de Uso. O autor do livro que li recomenda um app chamado Moment. Começar a medir o tempo que passamos olhando para a tela do celular é um bom jeito de achar alguns minutos ou horas escondidos no seu dia que potencialmente podem estar sendo desperdiçados.

E ai, topa ficar sem WhatsApp?

Muquirana

15 Comentários

  • Frugalidade Hacker

    Oi, Muquirana! Remover o WhatsApp é, sem dúvida, um importantíssimo passo na melhora da qualidade de vida. Tenho-o há uns 2 anos, e o baixei só por causa do trabalho (que nem exige tanto uso assim do aplicativo, mas facilita bastante a comunicação com a equipe), mas aí, né, as porteiras abrem-se e o Demônio apossa-se do seu celular & do seu tempo…

    Lendo seu post, fiquei mais inspirado ainda para largar essa rede. Eu realmente nem uso tanto – o único chat frequente é com minha namorada mesmo -, e só ligo a wifi do celular (nunca uso a 3G!) quando quero mandar alguma mensagem, mas penso que minha vida era melhor quando não tinha esse app, seja pelo tempo gasto diretamente, seja pelo tempo gasto indiretamente (aquele pingo de ansiedade que bate quando eu não respondo as pessoas rapidamente ocupa meu tempo & bem-estar!).

    Abraço, e obrigado pela inspiração.

    • sempresabado

      Olá FH, que legal você se empolgar a ficar sem whatsapp!! Se der certo me conte depois como foi a experiencia. Acho que é exatamente isso que voce falou, sempre começamos a usar uma rede social por um motivo nobre de comunicar com gente distante, mas ai as porteiras abrem-se mesmo! esse livro que li chamado Irresistível mostra como é assombroso essa coisa do vicio em tecnologia. Um abraço!

    • Stefanie

      Eu decidi desinstalar todas as redes sociais do celular, quando percebi q meus filhos estão crescendo muito rápido e eu estou perdendo tudo isso com “ocupação” q na verdade é o whatsapp,isso me fez nxergar que o que realmente importa na vida são as comunicações pessoalmente e não por celular… Me desativei de tudo isso há 1 semana e pretendo não voltar mais, isso está sendo uma experiência incrível, com isso minha família está mais próxima, curto mais meus filhos e meu marido decidiu tomar a mesma decisão que eu tomei… Estamos nos sentindo livres de tudo o que nos impossibilita de estar perto mas ao mesmo tempo longe um do outro….

  • Futuramente Rico

    Tenho WhatsApp e Facebook por causa da família, que estabelece uma certa pressão para eu não me isolar. Mas são péssimas redes sociais, entopem você de coisas desnecessárias que causam infelicidade, impotência, ansiedade, depressão e outros problemas.

    Mas futuramente eu quero usar como gadgets apenas um telefone simples, que faça ligações e sms, que tenha cartão de memória e toque MP3, talvez wifi, mas que não seja um smartphone e um notebook. Um Feature Phone, igual os americanos dizem. De rede social, nenhuma, apenas e-mail e LinkedIn, que são necessários na vida profissional.

    Quem quiser falar comigo vai ser por e-mail ou telefone.

    Sou entusiasta do estilo de vida dos anos 90 e 2000, onde já existia tecnologia mas ela não era tão influente.

    Acredito que aliado a leitura, boa alimentação e exercícios físicos potencializaria minha vida.

    futuramenterico.blogspot.com

    • sempresabado

      Olá FR, por coincidencia recebi uma materia falando sobre os malefícios de usar o facebook. olha o link

      https://brasil.elpais.com/brasil/2019/02/12/tecnologia/1549990082_118422.html
      Depressão, ansiedade e mal estar generalizado. Estudos nos EUA sugerem que uma maneira de aliviar esses problemas é dar um tempo no Facebook. Pesquisadores das universidades NYU e Stanford analisaram as respostas de 1.422 pessoas que passaram um mês longe da rede social e as compararam com as do mesmo número que continuaram no mundo de likes. Os desconectados se sentiam de bem com a vida, com menos quadros de depressão e ansiedade. Para os especialistas, eles se viram longe dos sentimentos de inveja e frustração e da polarização crescente que o Facebook estimula.

      Nao é brincadeira com a quantidade de emoçoes que gera no nosso cerebro esse habito de ficar olhando a vida alheia. Sem contar que as pessoas ficam postando um monte de hipocrisia pra parecer que eh descolado/bem sucedido/divertido dai sempre achamos que nossa vida é mais desinteressante.

      Essa ideia do celular clean é bem boa. Li nao sei onde que na Europa os telefones velhos sem acesso a internet estao virando moda porque só ligam e mandam SMS! sao os anos 2000 de volta!

      um abraço

  • sempresabado

    Excelente Muquirana! Como sua amiga, não senti que ficamos mais distante pela falta de WhatsApp. E ainda fica o bônus de que quando nos encontramos vc está presente de fato, sem distrações de celular.
    Eu não tenho redes sociais, só o WhatsApp mesmo. E fico chocada quando estou conversando com alguém e a pessoa está no Instagram. Ou quando vejo as pessoas no trabalho atualizando seu Facebook.
    Acho que a nossa produtividade diminuiu muito!
    Eu me incluo nessa, pq fui olhar meu tempo de uso e descobri que gasto em média 1h por dia no WhatsApp!
    Estou tentada a sair! Preciso criar coragem! Da um medo de se afastar das pessoas né! Parabéns pela sua coragem!
    Elsa

    • sempresabado

      Oi Elsa! Concordo com voce que dá muito medo de nos distanciar das pessoas mesmo, mas sempre penso que essas interaçoes via whatsapp nao sao proximidade. De que adianta eu te mandar um link de uma noticia todo dia e falar um monte de abobrinha se nao sei como vc se sente, o que acontece na sua vida e quais sao seus planos?! A tecnologia fez as interaçoes ficarem tao fáceis que as pessoas interagem de forma muito efemeras. Lembra de alguma carta que vc escreveu? com certeza tinha muito mais presença do que um audio de whatsapp né?

      A produtividade foi outra coisa que me motivou a largar o app. Com o baby Muquirano tenho que fazer o mesmo em menos horas de trabalho pra sair cedo e ficar com ele, entao tem que acabar com a distraçao.
      Seu tempo de uso tá bom viu? no livro que li o autor fala que o tempo médio de uso é de MAIS DE 3h por dia!!!

      bjs
      Muquirana

  • Executivo Investidor

    Ola, eu sou completamente avesso a redes sociais justamente por não acreditar nem ver benefícios. A tecnologia ao mesmo tempo que é uma aliada a produtividade pode facilmente se tornar um grande problema. WhatsApp infelizmente tenho que usar pois morando fora é a maneira mais fácil e rápida de acessar família, amigos e no meu caso negócios (imoveis de renda).
    Abraço!

    Executivo Investidor
    http://www.executivoinvestidor.com

    • sempresabado

      Olá EI, morando longe acho impossível ficar sem o WhatsApp. De fato ele é uma ferramenta muito poderosa para famílias morando longe. Fácil e grátis.
      Fazes bem em ficar longe das redes sociais, só perda de tempo e geração de ansiedade.
      Boa semana
      Abs

  • Goblinvestidor

    Muito bom muquirana, estava namorando os posts do site de vocês e cheguei nesse.
    Desde o ano passado desinstalei o wpp do meu celular, já não tinha mais muita paciência para ficar com o celular para cima e para baixo para responder àqueles impacientes. Foi o último ponto de desintoxicação virtual que fiz (já havia abandonado facebook a alguns anos e o insta no meio do ano passado), foi melhor coisa que fiz!!!
    Infelizmente algumas coisas da atualidade acabam nos trazendo um pequeno mal-estar que vai piorando no médio a longo prazo, esse negócio de ficar conectado a todo momento e “ter que dar atenção a todos” de forma instantânea é um veneno que vai nos corroendo aos poucos. Do nada você percebe que seu trabalho já está presente em 100% do seu tempo, já foi longe demais.

    Ri da parte do seu colega “me liga ou manda um sms”, é exatamente o que falo para os outros, alguns acham que estou brincando rsrs

    Abraços, e sucesso com o blog

  • Tamires

    Olá, obrigada por este texto.
    Ainda não excluí o whatsapp, mas já deixei tudo no silencioso. Com excessão de uma pessoa, as demais conversas são todas apagadas. Mas, tenho pensado seriamente em sair definitivamente do app, é como se percebesse que não está me fazendo bem. É muita ansiedade de uma só vez.

    Não tenho os apps de facebook e instagram instalados, e fiz logout dos navegadores. Não excluí as contas ainda. Tenho usado apenas o linkedin, mas limito há uma vez por dia.

    Mais uma vez, obrigada.

  • Tamires

    Esqueci de comentar rs. Uma amiga minha, há uns 4 meses atrás, me mandou uma última mensagem no whatsapp, falando que iria excluir tudo, inclusive o e-mail, já que nem para trabalho ela usa. Iria se dedicar a outras coisas. Confesso que a achei muito louca, hoje, concordo plenamente com ela.

    • sempresabado

      Oi Tamires! Concordo totalmente com você. O WhatsApp cria uma dependência muito grande e pelo menos pra mim gera muita ansiedade de olhar sempre. Uma solução mais “normal” que adotei é deixar ele instalado num celular velho que fica em casa, dai acabo vendo as mensagens só a noite. Isso me incomoda pq qdo chego em casa à noite da uma ansiedade de ir ver logo, mas pelo menos não preciso explicar pra Deus e o mundo que não estou acessível.

    • sempresabado

      Oi Tamires! As vezes as pessoas que fazem coisas nao convencionais sao vistas como loucas mesmo num 1o momento, mas o legal é que isso as vezes deixa os outros com a pulga atrás da orelha sobre fazer diferente. Boa sorte na sua jornada sem whatsapp, vai fazer muito bem! abs e bem vinda ao blog

  • Anderson

    Adorei a matéria… Tanto que me identifiquei totalmente com todos os pontos que citou… Sensacional! Comecei a ler pq hj meu celular pifou e passei a usar um celular antigo de 2006… Um nokia.. haha.. Ele manda msgs sms e faz ligações.. Ai estava a analisar se comprava um novo cel ou não… Comprei, pq a empresa acaba me forçando a ter um meio de comunicação mais ágil, mas não vou instalar, face, whats, insta, twiter.. etc etc.. Pelo menos farei o possível para não instalá-los… Thank Mu, mandou bem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.