Elsa,  FIRE,  Reflexões

ATINGI MINHA META FIRE, E AGORA? VERSÃO ELSA

Caras leitoras e caros leitores, depois da Muquirana, chegou o meu dia de compartilhar com vocês a tão sonhada conquista da meta FIRE.

Finalmente cheguei lá e atingi o valor do patrimônio que precisava para poder sair da corrida de ratos e me declarar aposentada. Daqui em diante, meus gastos vão ser cobertos pelos rendimentos dos meus investimentos e não mais pelo meu salário. Como diz a Muquirana, eu zerei o jogo do capitalismo. Na verdade, eu mudei de lado no capitalismo. Vou deixar de vender minha força de trabalho, e ser a dona do capital, rs.

Esse momento tem sido de muita reflexão e não poderia deixar de registra-las aqui. Para organizar melhor o raciocínio, vamos por partes.

Metas poderosas

No momento que eu soube que a meta FIRE tinha sido batida, a sensação de prazer foi tão grande que eu não resisti em pensar “preciso fazer isso mais vezes, arranjar mais metas a serem batidas”. Mas eu logo percebi que meu prazer não era um simples “check” na “to do list”. A gente sempre lê sobre o poder das metas, mas atingir FIRE me mostrou que na verdade a gente precisa de metas poderosas. A minha meta FIRE era poderosa porque era desafiadora, incomum e muito alinhada com os meus valores. 

Ela era desafiadora porque quando eu comecei minha trajetória FIRE, eu achei que levaria 15 anos para atingi-la. Isso por si só já seria motivo de sobra para desistir ou nem se quer começar. Mas uma coisa me chamava atenção na comunidade FIRE: várias pessoas chegavam lá bem antes do planejado. Se eu aprendesse a viver com menos, se eu adotasse estratégias para ganhar mais, e se eu fosse paciente com meus investimentos, poderia antecipar alguns anos. No final, consegui atingir minha meta em 5 anos, mas isso só ficou claro para mim no último ano. Por muito tempo eu vivi com esse objetivo ainda distante mas sem perder o foco. 

Essa meta era sem dúvidas incomum. Eu já disse que quando conheci o movimento FIRE, eu pensei ter achado o bilhete premiado da mega sena, e sai contando para todo mundo da minha descoberta. Mas em pouco tempo percebi que o que me atraía no movimento não necessariamente tocava as outras pessoas. A maioria ainda estava presa em padrões de consumo exagerados, a maioria ainda enxergava os meus cortes de gastos como punição. A maioria também preferia acreditar que é melhor trabalhar para sempre porque julgava que se sentiria inútil na aposentadoria. E a grande maioria ainda achava que tinha tempo de sobra antes de aprender sobre investimentos e guardar dinheiro para a aposentadoria. O curioso é que esses pontos que fizeram a minha jornada FIRE solitária, também aumentaram muito a potência dessa conquista. Não era uma meta comum como “emagrecer 10kg” ou “viajar para a Europa”. Era uma meta que para muitos era considerada impossível.

E essa era uma meta muito alinhada com os meus valores. Durante a jornada FIRE, ficou muito claro para mim que a liberdade e simplicidade são valores primordiais para mim. O que eu mais queria com a vida FIRE era ser livre para viver a vida que faria sentido para mim, sem restrições de dinheiro e sem restrições de um recurso ainda mais escasso: o tempo. Além disso, meu coração se enche de alegria quando eu percebo como a minha vida se tornou simples. Como eu deixei de “amar coisas e usar as pessoas” para “usar as coisas e amar as pessoas”, como dizem The Minimalists. 

Sorte = competência + oportunidade

Meu pai ama essa frase: “a sorte é o encontro da competência com a oportunidade”. E eu não posso negar que tive bastante sorte nessa caminhada. E isso me faz ser extremamente grata. Conheço pessoas mais competentes quanto eu que não tiveram as mesmas oportunidades. E também conheço gente que não teve competência para agarrar algumas oportunidades que a vida lhe apresentou. 

Acho que a gente tende a sempre mirar quem está em cima, e isso sempre nos desmotiva. Aqui mesmo na comunidade já me vi “invejando” diversos patrimônios gorduchos que alguns blogueiros divulgam. Mas dessa vez eu decidi ignorar a grama do vizinho, e admirar a minha própria grama, que está muito verde e linda! Atingir a meta FIRE durante uma pandemia global requer sim bastante sorte. Eu estava no lugar certo, na hora certa. A grande maioria teve perdas significativas durante a pandemia. Perdas de emprego, de renda, de patrimônio. E teve quem viveu uma perda ainda mais irreparável: a perda de alguém que ama. Então não posso deixar de ser grata com o fato de ter conquistado essa meta numa época tão desafiadora.

Talvez eu não tenha noção do quanto fui privilegiada por chegar até aqui, mas imagino que contei sim com uma boa dose de privilégios. Consegui me dedicar exclusivamente aos estudos até os 24 anos de idade, consegui emprego numa área que paga bem, e tive muito apoio afetivo dos meus amigos e familiares. Mas também não posso deixar de reconhecer meu esforço todos esses anos. Todas as festas que perdi para estudar. Todas as vezes que eu fui a última a chegar numa viagem de final de semana porque nunca conseguia matar a sexta-feira no trabalho. Todas as vezes que eu mudei de emprego e sacrifiquei meu direito a férias. E todas as vezes que eu disse “não” pro padrão de consumo. Sei que tem gente que se esforça muito mais que eu, e que abre mão de muito mais coisa. Mas não quero deixar de reconhecer meu esforço nesse momento!

A vida voltou a ser um leque de possibilidades

Em 2017 tive uma série de crises de ansiedade que quase custaram meu emprego. Aumentei as sessões de terapia, que eram bem caras, mas a alternativa de perder o emprego era ainda mais custosa. E as sessões de terapia foram essenciais para a minha cura. Minha psicanalista era também psiquiatra e tentou me curar apenas com a análise. Nada contra tomar remédios para ansiedade, mas como eu ainda conseguia sair de casa, ela achou que meu caso poderia ser curado só com a análise. 

Das muitas coisas que eu aprendi nessas sessões, a que mais me marcou foi como a minha vida tinha ficado chata. Na análise eu percebi que tinha perdido a libido na vida. E que provavelmente isso aconteceu porque quando eu era jovem, a vida era um leque quase infinito de possibilidades para mim. Mas na vida adulta, as minha opções haviam afunilado. E era isso que estava me causando uma ansiedade absurda! Eu já tinha determinado tudo, minha profissão, com quem eu ia casar, onde eu ia morar, e quando ia me aposentar. Para algumas pessoas, ter a vida toda definida era um alívio. Mas para mim, era um desespero!

Agora, a vida voltou a ser um leque de possibilidades para mim. Do lado profissional, claro, ainda gosto de estar casada, rs. Mas dado que o trabalho tomava 100% do meu tempo e energia durante a semana, isso vai permitir que as possibilidade aumentem muito. E só Deus sabe o que eu vou fazer com esse tempo! Já tive várias ideias, algumas já até comecei a colocar em prática. Mas decidi tirar 1 ano sabático, viajar (pelo Brasil por conta da pandemia) e reencontrar a mim mesma. Espero que no final desse sabático eu consiga responder: o que a Elsa quer fazer da vida, agora que o salário não é mais uma questão? 

Meus caros, tentei explicitar nesse post a alegria desse momento mas tem coisas que simplesmente não podem ser colocadas em palavras. Nos próximos meses ainda preciso pedir demissão, contar para os familiares (vai ser desafiador!) e amigos próximos. Mas a sensação de ver aquele número na planilha FIRE é inexplicável. Finalmente vc chegou lá, finalmente vc ganhou na loteria da vida, e finalmente vc retomou as rédeas da vida. 

Sem dúvidas compartilhar meus pensamentos e idéias com vocês nos últimos 2 anos (o Sempre Sábado já tem tudo isso de idade rs) foi muito prazeroso! E claro, eu e a Muquirana continuaremos aqui. Mas agora para mostrar o lado B da vida FIRE: a vida de aposentadas! 

Aproveito para desejar um ótimo 2021 para todos!

29 Comentários

  • Muquirana

    Elsa querida que emoçao!!!
    Quando tivemos uma primeira conversa lá em 2014/2015 nem poderia imaginar que você abraçaria a causa e bateria suas metas em uma velocidade impressionante. Parabens por sua determinaçao, sua inteligencia e pela sua flexibilidade para adaptar seu estilo de vida. Você é um exemplo para mim de FIRE levado à perfeiçao! Sou sua fa! Agora nosso blog é 100% FIRE! bjs M

    • sempresabado

      Obrigada minha amiga querida! Mal posso esperar pra tudo que a gente vai descobrir e postar aqui nessa nova vida FIRE!

  • Viver Sem Pressa

    ELSAAAAA, parabéns!!! Nossa, que orgulho de você. Li seu post com muita emoção e felicidade!
    Lendo seu texto, lembrei da frase do Caio Carneiro: “Se a felicidade fosse a moeda nacional do nosso país, que trabalho te deixaria rico?”
    Agora você está livre para descobrir isso.
    Não esqueci do seu convite, no momento oportuno faremos nosso piquenique desengonçado rsrs. Vai ser muito bom poder ouvir toda a sua trajetória pessoalmente.
    Enquanto isso, meus parabéns por essa conquista! Vai começar o ano de 2021 sendo LIVRE.
    Beijos.

    • sempresabado

      Adorei a frase Yuka! Sim, assim que as coisas melhorarem a gente marca esse piquenique! Ai comemoramos! Abs e feliz ano novo!

  • Aposente Cedo

    Parabéns!!! É uma meta muito especial e digna de celebração!
    Essa vida pré-definida foi a razão do término de um relacionamento de 4 anos que tive. Boa parte da graça da vida é curtir as surpresas que ela nos traz.

    Muito sucesso nessa nova fase e só aposente quando sentir firmeza total!
    Abraço

    • sempresabado

      Muito obrigada AC! Exatamente, uma vida sem surpresas é tão sem graça que quase me levou a uma doença psicológica rs. Abs!

  • Simplicidade e Harmonia

    Elsa,

    Parabéns por te alcançado seu objetivo!

    Um momento de alegria e celebração, pois como disse, um leque de novas possibilidades está se abrindo para você. Além da sensação de liberdade por retomar as rédeas da própria vida – deve ser maravilhoso!

    A frase de seu pai e o resultado prático dela em sua vida é um grande exemplo do poder das palavras. Que bom ter nascido em uma família com uma mentalidade tão comprometida com a realização dos sonhos e objetivos!

    Em relação a simplicidade, penso como você: um valor primordial. Por que complicar se podemos simplificar e viver de forma mais leve?

    Tive um problema na migração de plataforma do meu blog para o WP. Por isso, cadastre-se novamente na newsletter do Simplicidade e Harmonia.

    E caso utilize, também readicione o blog nos aplicativos de leitura, como o Feedly e Inoreader, pois neles os posts após a migração não estão aparecendo.

    Que 2021 seja um ano de muita saúde, liberdade, paz, harmonia e saúde para você, seus familiares e todos os leitores do seu blog.
    Simplicidade e Harmonia

  • Sr.Bigode

    Parabéns Elsa!

    Vc é um orgulho e exemplo para todos nós!

    Que a vida ‘livre’ te traga muitas surpresas positivas e alegria!

  • Rafaela

    Muito legal, eu atingi FIRE umas 10 vezes já mas sempre reviso e acho que ainda nào é o suficiente. Vc conzinha os numeros por nao acreditar que chegou lá. Como vcs lidaram com isto?

  • Executivo Investidor

    Meus parabéns! Aliás para as duas!! Fazia tempo que não lia o blog e me deparo com um turbilhão de notícias boas! Muito legal sua ideia do sabático, será um tempo bom para desligar completamente.
    Adorei a “fórmula” da sorte do seu pai. Sempre me considerei uma pessoa de muita sorte e lendo seu post confesso que me identifiquei.
    Mais uma vez meus parabéns e continuem escrevendo!

    Executivo Investidor

    • sempresabado

      Oi EI! Pois é, sentimos falta do seu blog. Obrigada pelos parabéns! Espero que esteja curtindo o FIRE por aí tb. Abs

  • Wannabe Fire

    Parabéns pela conquista!
    O blog de vcs nos inspira muito, em especial a meu marido que está numa jornada semelhante.
    Obrigada por compartilharem das angústias e alegrias desse caminho.
    Feliz ano novo e vida nova.

    • sempresabado

      Oi Wannabe! Muito legal saber que servimos de inspiração para os outros! Pra gente que não consegue convencer os amigos e familiares dessa vida FIRE, é muito legal saber que pelo menos aqui conseguimos encontrar pessoas que entendem a graça de uma vida assim! Abs

  • Vagabundo

    Que notícia boa ! Bem vinda ao clube ! Acabo de ler seu post sobre mudancas constantes de emprego e entendo que vc foi do zero à IF em apenas 7 anos. Uma performance impressionante ! Eu tbem fiz bastante mudança de emprego e te dou razao. Tá ruim, da pra melhorar ? Sai fora, procura o que é melhor pra vc. Acho que foi o fator determinante do seu sucesso. Arregaçou !!!! Happy FIRE and keep blogging !

    • sempresabado

      Oi Vagabundo! Obrigada pelo comentário e incentivo.
      Foram 8 anos de trabalho na verdade! Impossível saber qual seria o contrafatual né? Mas eu acho que foram as mudanças de emprego que aceleraram a jornada FIRE no meu caso (além dos cortes constantes de gastos rs). Meu marido trabalha no mesmo ramo que eu, e ficou na mesma empresa a carreira toda. Ele teve alguns aumentos de salário e promoções, mas difícil chegar a 40% de um ano para o outro na mesma empresa. No final, ele começou bem antes que eu, mas chegamos na meta juntos! Abs

      • Vagabundo

        Muito legal hein, os 2 juntos entao ? Eu ia perguntar e acabei esquecendo. Mas aí no caso os 2 chegaram lá independentemente ou a IF só rola somando os 2 patrimonios ? Eu ja vi gente sair da empresa, ficar uns 2 anos fora e voltar ganhando bem mais do que antes, num cargo melhor. É incrível como parecem valorizar mais quem tá fora do que quem tá dentro. Aposto que vc nao vai sentir falta nenhuma das palhaçadas do mundo corporativo. Abs

        • sempresabado

          Nosso caso foi algo bem incomum pq cada um juntou seu próprio patrimônio. Hoje temos quase o mesmo patrimônio, e chegamos lá juntos! A gente sempre conversou de dinheiro e acho que abrimos o quanto cada um ganhava logo nos primeiros encontros. Quando ele ganhava mais, pagava mais contas da casa. Quando eu tava ganhando mais, continuamos dividindo meio a meio para que eu chegasse na IF junto com ele. Deve ser bem raro isso, mas dei essa sorte, rs!
          Então a IF dos dois está segura, independente do casamento. É claro que alguns gastos, principalmente relacionados a casa, a gente divide. Mas é um valor pequeno, então os dois se sentiriam seguros com a IF.

          E concordo com vc. Já vi muita gente ruim de fora sendo contratado porque a empresa tinha dificuldade de promover rapidamente quem tava dentro. Mais uma bizarrice do mundo corporativo!
          Abs

  • Ryca

    A sua alegria nesse post é contagiante!
    Ansiosa pela próxima etapa de vida e aguardando suas impressões!
    Parabéns por ter atingido a meta tão rápido e muito sucesso na vida de aposentada, hehe.

  • V3Fire

    Parabéns!!! Dá alegria ler sua conquista!

    Eu já atingi também mas estou na pegada do post acima: ficar cozinhando os números, ou esperando ser demitido.

    Vocês poderiam escrever sobre a experiência de falar com familiares e amigos. Lembro-me de um amigo que parou para um sabático e, quando falava que estava desempregado, todo mundo falava que ia ajudar, para ele encaminhar o CV… depois de um tempo, ele falava que estava “estudando para concurso”, que era mais aceito pela sociedade.

    E a pressão sobre passar a ser inútil, ou medo de emburrecer? Como você tem tratado isto?

    Obviamente você deve ter feito vários testes de stress no portfólio para ter certeza que atingiu a meta. Consegue dividir isto convosco?

    Obrigado novamente pelo blog, de longe, o melhor que tenho lido…

    Parabéns!

    • sempresabado

      Oi V3! Pretende escrever sobre essa experiência em breve. Por enquanto, o segredo está bem guardado porque ainda queremos pedir demissão no trabalho antes de contar. Mas imagino que a pressão vai ser enorme! Como eu já falava dos meus planos FIREs para os amigos, já sei quais vão entender perfeitamente e quais vão preferir ouvir que vamos só tirar um sabático e depois voltamos pra corrida dos ratos, rs.
      Minha carteira hoje tá descrita nesse post: http://www.sempresabado.com/o-verdadeiro-segredo-da-vida-fire/
      Ela não é imune a todos os testes de stress rs mas acredito, como escrevi nesse mesmo post, que o segredo da vida FIRE na verdade é ter uma vida tão simples que te permita viver bem mesmo nas adversidades, e não ter uma carteira que está livre de todos os riscos!
      Abs e obrigada pelos elogios 😉

  • Frugal Simples

    Muito bacana ler esse relato!

    Gente, olha, eu não sei se sempre venho aqui na blogosfera tarde da noite, mas eu sempre achava que muquirana era uma mulher. Aí agora eu li o post da Elsa, e pensei: será que é um casal de mulheres? kkkkk

    Aí percebi que muquirara era um homem lendo os comentários.

    Por favor, eu sei que não tenho direito de pedir nada, mas eu vou pedir mesmo assim: postem sobre como é a vida pós-fire, é uma curiosidade minha e de todo mundo, e é tão importante quanto à jornada. Peço-lhes que se possível não abandonem o blog, pois os textos do pós-fire são igualmente inspiradores e até mais importantes que os da jornada, eles servem para termos uma visão real e tirarmos várias dúvidas dessa fase.

    Estou mt mt mt feliz por vocês! FIRE e ainda mais morando na Europa! Que sonho viu.
    Sejam mt felizes e nos mantenham informados sobre o cotidiano da vida fire.
    Um grande abraço e parabéns!!!

  • Frugal Simples

    Olha o sono de novo! kkk 01:13 da manhã aqui.
    Não consegui apagar o comentário anterior, agora parece que percebi que são duas mulheres mesmo.
    Bem, isso não importa nada, parabéns pras duas mesmo assim!
    Felicidades!!

    • sempresabado

      Oi Frugal Simples!

      Muito obrigada pelo seu comentário!

      A gente chorou de rir que vc ficou confuso mas somos duas mulheres e amigas. Já perguntaram pra gente se éramos um casal de lésbicas, mas somos hétero. Deve ser porque a gente realmente se dá muito bem e eu deixo transparecer que a Muquirana é uma das mulheres mais fodas que eu já conheci! Rs

      E imagino a confusão agora que as duas estarão FIREs! Mas a Muquirana vai curtir a vida FIRE dela com a família na Europa. Eu e meu marido vamos ficar pelo Brasil.

      Pode deixar que continuaremos postando sobre a vida pos FIRE! A gente prefere deixar o espaço livre aqui pra quando surge a inspiração, sem muita cobrança. Por isso não postamos sempre! Mas pelo menos 1 vez por mês, a gente vem aqui da uma atualizada sobre o que estamos passando ou refletindo sobre o momento!

      Abs Elsa

    • sempresabado

      Oi Kspov! Obrigada! Estou planejando uma retirada de 3%. Mas mantenho vcs informados de vai funcionar ou não! Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.