FIRE,  Muquirana

Bati minha meta FIRE! E agora?

Photo by Jaeyoon Jeong on Unsplash

Consegui! Depois de 10 anos, 11 meses e 3 dias na corrida dos ratos finalmente consegui juntar um valor que considero suficiente para poder parar um pouco, tirar um sabático e pensar no que quero fazer da vida de agora pra frente.

A vitória além de financeira é a coroação de duas décadas de esforço. Eu saí do interior do país aos 17 anos para fazer faculdade fora, escolhi uma área super técnica para estudar, venci em uma profissão mais machista impossível (em toda minha carreira só conheci uma única outra mulher que fazia a mesma coisa que eu) e juntei um patrimônio 30% maior do que eu esperava juntar.  

Como diria Nairobi “¡soy la puta ama!”.

Comemorações a parte, agora tenho que preparar os finalmentes da minha participação na vida corporativa e os próximos passos do sabático. Como não fico fazendo fechamentos mensais e nem tenho meu patrimônio em gráfico ao longo do tempo, para calcular meu número FIRE eu usei algumas regras simples de margem de segurança:

– Gastos de toda a família deveriam ser cobertos unicamente com meu patrimônio, sem contar o do sr Muquirano.

– Alugueis na Europa deveriam cobrir o custo de vida básico por lá.

– Retiradas do principal (custos de vida acima dos alugueis) não deveriam superar 1% do principal.

Pode ser muito simplista, mas estou segura assim. Tive um aumento patrimonial bem relevante nos últimos meses porque o cambio explodiu e o S&P se recuperou bem. Além disso tive resultados muito bons no trabalho ano passado que foram pagos só agora.

O que fazer agora?

O plano antes da pandemia era descansar e viajar por aí. Porém o coronavirus acabou por abrir uma janela que há anos estava fechada: uma correção no preço dos imóveis em alguns lugares na Europa que acompanho há algum tempo. Vamos usar uma parte do nosso sabático para tentar comprar o máximo de apartamentos que conseguirmos com taxas de retorno gordas nesses lugares. Esse “trabalho” é nosso passatempo preferido e vai contribuir para resolver dois problemas: não depender de dinheiro do Brasil para pagar o upgrade no custo de vida e alocar uma parcela do meu patrimônio que está sentada em caixa rendendo 0 em dólar e euro há mais de um ano. Com isso feito devemos sossegar em algum lugar (estamos entre duas cidades em dois países diferentes) e ver se a vida fora do Brasil vale a pena. De resto não há plano nenhum.

Burocracias da vida

Antes de tudo precisamos de fronteiras da Europa abertas e que não haja restrições a pessoas vindas do Brasil. Também precisamos escolher um seguro saúde que seja aceito fora e no Brasil (esse é um dos luxos do nosso projeto FIRE) veja o que escrevi sobre o dilema do gasto em saúde e educação. Fora isso ainda temos que desmontar a casa aqui, vender o que for possível e colocar o que sobrar em um depósito.

A ficha ainda não caiu pra falar a verdade. Recebi a maior TED da minha vida nessa semana e não tem nenhuma sensação diferente. Pra comemorar pedi um japonês que gosto muito e abri um vinho que estava guardado pra este momento. Queria estar comemorando essa vitória com vários amigos e familiares, mas essa parte vai ter que ficar pra mais tarde. Por enquanto pé no chão e cuidado com a saúde pra chegar 100% nos planos de pós pandemia!

35 Comentários

  • Cleber

    Que boa notícia!

    Que dê tudo certo com seus planos. Tudo de bom pra você e sua família nesses novos objetivos.

    Abraços!

  • Vagabundo

    eta noticia boa !! parabens !!! ha 1 ano atrás era eu no seu lugar, encaixotando tudo e partindo pro abraço. Conseguiu rápido chegar lá – só 10 anos ?! Eu devo ser muito burro, sou o unico que demorou mais de 25 em toda internet 🙂 De imóveis nao entendo, só sei que na europa ocidental é dureza achar algo com potencial porque as economias nao crescem tanto. Mas enfim, se tá podendo tirar só 1% ao ano e nem conta com o maridão eu diria que seu plano é infalível !!!! Bem vinda a bordo !

    • sempresabado

      Oi Vagabundo, obrigada pelos parabéns! espero que dê tudo certo nessa fase limbo, vai dando um frio na barriga rsss. A jornada acabou sendo mais curta do que eu imaginava, acabou tendo um turbo ai nos últimos anos. Foi sorte + taxa de poupança acima de 80% rsss. Agora é rezar pro cambio cair e conseguir comprar mais dólar. Vamos que vamos!

  • Viver Sem Pressa

    Eu não acreditooooo!!!! Parabéeeens!!! Tô tão feliz que até parece que é comigo hahaha. Sério, parabéns, caramba, foi rápido mesmo, dei risada com o comentário do Vagabundo “eu devo ser muito burro, sou o único que demorou mais de 25 em toda internet” kkkkkkkk.

    • sempresabado

      Oi Yuka, que fofa. Obrigada pelo carinho! O Vagabundo é muito encanado com a jornada dele rsrsrs. o que importa é cruzar a linha de chegada! eu como corredora fajuta nao tenho nenhuma vergonha de acabar as corridas andando, penso que no domingo de manha a maioria das pessoas tá em casa dormindo 😀

    • Vagabundo

      Yuka é outra que fácil fácil vai chegar lá em menos de 20 anos. Mas é uma corrida em que todos seremos vencedores, até os mais lentos como este que vos fala. 🙂
      E taxa de retirada de 1% é imbatível, nem o mítico Viver de Renda se atreveu.
      Muquirana detonou !!!

      • sempresabado

        Vagabundo o que mudou minha vida foi ter comprado os imoveis na última crise europeia. Rentabilidades acima de 1% ao mes e euro a 3,50 na época. Se nao fosse isso ainda teria que gramar mais uns 2-3 anos (com sorte) pra conseguir essa retirada de 1%.

        • Mente Investidora

          Sempre sábado, meus parabéns!

          Imagino o sentimento que deve estar vivendo. Algo, talvez, parecido ao saber que ganhou um prêmio muito gordo da loteria, mas que, neste caso, foi fruto de seu próprio suor.

          Por acaso, você já fez algum post sobre investimentos em imóveis no exterior a fim de ter aluguel em moeda forte? Já pensei sobre esta possibilidade, mas não sei como operacionalizar, estando no Brasil. Como vocês fazem? Priorizaram imóveis de temporada em regiões com grande apelo turístico?

          Sucesso!

          Abraço.

          Mente Investidora

          • sempresabado

            Oi Mente Investidora!

            Nunca fiz um post específico sobre isso mas foi uma estrada longa pra por a estratégia de pé. Comecei em 2013 na crise europeia, vi os países que mais tinham sofrido com as bolhas e fui estudar. Vi que o desemprego estava caindo e tinham feito reformas pro mercado. Dai comprei uns livros “investing in real estate in xxxx” pra alguns países pra entender a burocracia. Quando me decidi pelo país passei um bom tempo em fóruns gringos vendo como estrangeiros compravam imóveis lá. Dai depois fui ao consulado aqui no Brasil, tirei um CPF para estrangeiros, pesquisei muito sobre bairros na internet, fiz planilhas e planilhas de preços de casas e aluguéis. Tomei coragem, pedi férias, desembarquei numa cidade em que nunca tinha pisado na vida e visitei 60 (!) apartamentos. Com apoio de brasileiros amigos de amigos, contratei um advogado local pra me dar segurança, abri uma conta bancária para estrangeiros (outro parto…), mandei dinheiro pra fora e fiz proposta num imóvel reformado. A mesma Imobiliaria que me vendeu acabou colocando ele pra alugar. Dediquei quase 1 ano pra esse projeto, gastei minhas férias de 2014 a 2016 visitando aptos e tive um incontável número de dores de cabeça. No total já comprei 9 aptos fora, para mim e para amigos. Com o tempo vc vai pegando o jeito e fazendo contatos locais. Mas não tem jeito, tem que ir lá, visitar, apertar a mão dos corretores, etc. eu visitava mais de 10 aptos por dia. Voltava mais cansada das férias do que tinha ido, mas valeu muito a pena. Não tenho aluguéis de curto prazo não, pq dão mais trabalho. Hj em dia devo ter no máximo 5 interações por ano com a Imobiliaria, um sucesso. Da uma olhada na categoria imóveis do blog. Falo um pouco sobre imóveis, não necessariamente sobre compra no exterior. Abraço!

      • Viver Sem Pressa

        Hahaha, sabe que adoro seu blog né Vagabundo. Tava até citando você agora há pouco com o Aposente Cedo, que o blog dele e o seu, eu leio rindo, tem umas tiradas boas rsrs. Beijos.

  • Aposente Cedo

    Parabéns!!! Agora, comemore muito, antes de tudo! Esse é o tão sonhado momento. Agora começa sua mais uma e, provavelmente, a melhor etapa de sua vida.

    Tenho algumas dúvidas:
    1- quando você disse sobre os gastos acima da renda do aluguel que não supere 1% do principal guardado, você fala de 1% ao ano ou ao mês? Só pra ter ideia do conservadorismo ou agressividade do planejamento.

    2- os possíveis novos investimentos imobiliários na Europa são visando ganho de capital (comprar barato pra vender mais caro) ou renda locativa (com um bom yield on cost pela correção de preços de venda que o Covid pode trazer)?

    Desculpe se pareço intrusivo, porém esse assunto me interessa muito, já que é meu maior investimento no Brasil e o custo de vida em moeda forte faz parte de um futuro próximo.

    Não deixe de postar depois sobre o dia que você botar o pé na mesa do chefe e entregar sua carta de demissão. E parabéns de novo!

    Abraço,
    https://www.aposentecedo.com

    • sempresabado

      Oi AC! Obrigada pelos parabéns! Sobre suas dúvidas:

      1- Eu nao planejo sacar mais que 1% do principal ao ano. A ideia desde 2014 foi construir renda passiva via alugueis em moeda forte que me deixasse tranquila pra cobrir o custo de vida básico da família sem depender de oscilações do câmbio.

      2- Hoje o plano eh aumentar a carteira de imóveis e ter mais renda de locação. Os custos de transação e impostos na Europa sao muito proibitivos pra ir atrás de girar imóveis como os americanos fazem. Queremos ter 100% do nosso orçamento “FAT-FIRE” coberto com os alugueis e deixar a carteira de investimentos crescendo intocada.

      um abraço!

  • AA40

    Caramba, que alegria em ler isso. Acabei de compartilhar no Instagram pra todos saberem que sim é possível.
    Super parabéns e não deixe de nos contar o resto da jornada, já que a parte mais legal está só começando!!! Sucesso e parabéns novamente!!!

    • sempresabado

      Obrigada AA40! A gente sonha com esse dia por tanto tempo, quando ele chega a ficha demora a cair. Pode deixar que vou atualizando vocês sobre tudo. Parabéns pelo seu trabalho de alcançar tanta gente com a mensagem FIRE. Abs!

  • Frugal Simples

    Sensacional!
    Fico muito feliz por vocês!

    Eu quero ir morar em Mafra, Portugal. Já visitei o país de norte a sul.

    Vocês já pensaram em comprar um veleirinho e fazer um sabátivo pela Europa num veleiro?
    Veja o canal no youtube Sailing la vagabonde e também o brasileiro Sailing Around the world. São muito legais!

    Como vc faz pra pesquisar imóveis na Europa? Cada país tem um site?

    Um abraço!

    • sempresabado

      Oi Frugal, obrigada!!

      Nao conheço Mafra. Dica anotada!
      Tenho vontade de aprender a velejar sabia, mas só pra passear em lagos ou baias. Morro de medo quando nao vejo um pedaço de terra quando estou no mar. hehehe Com uma criança pequena cheia de energia em casa, o que mais quero é uma casa com um jardim bem grande pra poder correr e mexer com terra.

      Os imóveis costumo pesquisar nos sites de cada país pra ter ideia de preços e rentabilidades. Mas o melhor jeito é o bom e velho andar na rua e ir entrando nas imobiliárias. Os melhores negócios saem antes de ir pro site. Acaba consumindo muito tempo e foi assim que passei boa parte das minhas férias nos últimos 6 anos! Rodando imobiliárias e visitando apartamentos.

      abs!

  • Suzana Mota

    Parabéns Muquirana! Sou super fã sua fã.

    Pra mim é uma inspiração tê-las como referência, ver esse post me faz acreditar cada vez mais que é possível chegar no nosso sonho, apesar dos espinhos no meio do caminho.
    E o que eu acho mais legal é que vocês não entregam o peixe na mão de ninguém, nos ensinam a pescar.
    Tantas e tantas vezes eu ficava curiosa em saber qual o valor do patrimônio de vocês e confesso que as vezes até com raiva hahahahahaha, mas aprendi a respeitar a forma de comunicação e os limites do que interessa e do que “não é da minha conta” …. rsrsrsrsrs

    Novamente parabéns e veja se agora você escreve mais aqui no blog, confesso que vocês duas demoram demaaaaaaaaisssss pra escrever.

    Um beijão

    • sempresabado

      Oi Suzana! Obrigada pelo carinho e pela compreensão. 🙂 A nossa idéia é espalhar a mensagem de que é possível ter um estilo de vida diferente e compartilhar nossa jornada. O patrimônio nao agrega em nada e só traz exposição desnecessária. Como cada um tem um nível de gastos, cada um tem uma meta.
      Sugestão anotada sobre aumentar a frequência dos posts! rsrsrs
      bjs!

  • Foco no Milhão

    Que legal isso! Parabéns! Parabéns mesmo!

    É uma conquista merecida! 10 anos no caminho requer muita dedicação, paciência e muito aporte!

    Curti muito a ideia do sabático, eu mesmo estou a um tempo planejando tirar 1 ano depois de atingir o meu milhão, para parar e ver o rumo que tomarei depois disso.

    Lhe desejo muitas felicidades, que é o mais importante!

    Abraços e sucesso!
    Foco no Milhão
    foconomilhao.com

    • sempresabado

      Oi FnM! Achei melhor pensar em sabático do que em uma aposentadoria definitiva. Espero nao precisar trabalhar mais pra ninguém na vida, mas acho que parar de trabalhar por completo muito radical pra minha idade. Alguma coisa devo fazer quando me cansar de descansar.
      Um abraço!

  • ABM

    Parabens!!! Voce tem muito o que comemorar! Uma grande conquista em um horizonte de tempo incrivel! Ter tempo, saude e condiçoes para explorar novas possibilidades não é algo trivial. Com os seus custos basicos cobertos por seus imoveis, com renda ja em moeda forte, voce esta em uma situaçao bem tranquila! Todos esses detalhes logisticos que vc tem pela frente vai consumir esse tempo que ainda leva para a situaçao se normalizar um pouco mais com essa pandemia. Boa sorte nesta nova etapa!

    • sempresabado

      Oi ABM! Muito obrigada pelos parabéns! A jornada parece curta, mas olhando pra trás foi uma eternidade rsrsrs. Desde 2014 raspando o porquinho pra comprar qualquer coisa que rendesse juros em moeda forte. Agora é hora de colher os frutos. Um beijo grande!

  • Simplicidade e Harmonia

    Parabéns!
    Estou muito feliz por ter alcançado sua meta.
    Seu exemplo ilustra bem que com dedicação, disciplina e preparo, os bons resultados são possíveis.

    Seus planos são muito bons.
    Desejo-lhe boa sorte. 🙂

  • José

    Olá, qual é a rentabilidade mensal que vc busca no aluguel na Europa? Pensa em comprar algum imóvel comercial por lá, ou apenas residencial?

    • sempresabado

      Oi José, nos imóveis que comprei na crise a rentabilidade é bem acima do 1% (em euro) mensal. Uma barbada. Agora acho que se eu achar algo perto de 0.7% ao mes vou achar ótimo. Comercial tenho mais receio. Nao conheço bem o mercado e é mais cíclico. Enquanto nao cobrir meu orçamento total com alugueis prefiro ficar no residencial.

    • sempresabado

      Olá Engenheiro Tardio, obrigada pelos parabéns! Antes tarde do que nunca para sair na corrida dos ratos. Boa sorte na caminhada. Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.