Gastos,  Muquirana

Como fazer uma grande viagem lavando seus pratos

pexels-photo-490466.jpeg

Antes do Mini Muquirano nascer resolvi cortar as despesas de um jeito arrojado, e uma linha importante do orçamento doméstico era o gasto com faxina. O Sr Muquirano não achou nenhuma graça nesse plano, mas ele foi convencido a embarcar no ajuste com o seguinte argumento:

Uma faxina custa 130 reais e estávamos gastando 12.480 reais por ano com a arrumação da casa tendo uma faxineira duas vezes por semana. Reduzir uma diaria por semana economizaria 520 reais por mês ou 6.240 reais por ano!

Dá para fazer uma boa viagem com esse dinheiro..

Depois de mostrar essa conta para o Sr Muquirano foi mais fácil convencê-lo de que colocar a louça na máquina (ainda temos essa moleza aqui!) não ia matar ninguém. Além disso gosto de fazer a conta inversa vendo quanta renda liberamos dos nossos investimentos ao cortar esta despesa. Com os juros a 14,25% na época do corte e o imposto de renda a 15%, liberamos 51.517 reais dos investimentos com um dia a menos de faxina! Depois desse argumento fatal o Sr Muquirano foi totalmente convencido!

Algumas pessoas podem alegar que nosso tempo vale mais do que a economia deste dinheiro, mas vejam bem: o processo de colocar a louça na máquina de lavar, tirando os restos de comida, etc, leva mais ou menos 5 minutos, e outros 5 minutos para tirar a louça e colocá-la no escorredor. Eu faço isso junto com o Sr Muquirano para ir mais rápido, então perdemos cerca de 20 minutos do nosso tempo. Usamos a máquina 2x na semana no total 40 minutos na semana. Esses 40 minutos nos economizam 130 reais por semana, ou seja, somos remunerados em 65 reais cada para 20 minutos de trabalho. Caso tivéssemos um emprego normal de 8h dia que remunerasse 65 reais por 20 minutos, isso seria equivalente a 195 por hora, 1560 reais por dia e 34,320 por mês. Não é ruim vai… Isso sem contar que deixamos esse momento de colocar a louça na máquina para quando não temos nada melhor para fazer, ou quando nossa produtividade está baixa ou estamos entediados, portanto é como se fôssemos remunerados a um salário de 195 reais/hora para nossas horas mais improdutivas!

Acho que vale pensar em reduzir algumas comodidades e economizar um dinheirão. A Elsa escreveu sobre isso no post Como Gastar Menos com Moradia, e não vale só para a faxina. Você tem TV a cabo? Sério, para que? A maioria das TVs hoje em dia são ligadas na internet, onde você pode assistir a praticamente qualquer programa que quiser. Muitas vezes temos um certo “medinho” de abrir mão de algumas comodidades pensando que vamos “precisar” de algo do futuro. Para essas pessoas deixo uma frase interessante que escutei em um podcast hoje mesmo:

“se você está economizando sem dor, então não está economizando o bastante”.   

A sua vida em direção à independência financeira não precisa – e não deve! – ser miserável, mas você precisa sair da sua zona de conforto e mudar seus hábitos. Ou achou que issa ser fácil fazer uma grande viagem lavando seus pratos?

4 Comentários

  • Investidor Inglês (@investidorIn)

    Poxa, doeu cancelar o Spotify rs. E olha que são míseros 26,90 por mês! Mas, em uma breve reflexão, conclui que não uso o bastante para justificar tal assinatura. Minha mulher também não usa tanto assim. Já meus irmãos que usufruíam do serviço ficarão tristes haha

    Tv a cabo está com os dias contados em casa. Ano passado tentei cancelar e a operadora fez aquela “O valor sai o mesmo você tendo ou não”. O jeito para ter apenas internet acredito que será contratando outra operadora.

    Vou tentar, se der certo conto lá no blog.

    Enfim, sua conclusão é bem pertinente. Precisamos mudar hábitos. E um deles é prestar atenção mesmo para aquelas pequenas despesas. Como diz o ditado “De grão em grão a galinha enche o papo” Logo, de moedinha a moedinha seu bolso se esvazia.

    • sempresabado

      Ola! Fez muito bem! De grão em grão a gente gasta fácil uns 200/300 por mês se não prestar atenção.

      Eu uso o vivo fibra pra internet. É uma conta antiga já, eles reajustam 1x por ano, dai ligo e falo que tá caro etc, etc mas que gosto do serviço e peço um desconto. Ano passado já me deram um bom desconto de cara. Esse ano falaram que não dava pra dar o desconto de novo, dai pedi para verem se o depto do cancelamento conseguia uma promoção melhor (nem falo que vou cancelar nem nada, só peço pra me transferirem). Com isso consegui baixar minha conta de internet pela metade me comprometendo a não cancelar por 12 meses. Como essa fidelidade para mim não é um incômodo acabei economizando 50% na internet! Sem precisar inventar nada ou mentir, só pedi com educação 🙂

  • Érika

    Sinceramente, que povo preguiçoso é esse que acha que colocar a louça na lava louça é desgastante? Sério isso gente? Parece o cúmulo da preguiça. Faço todos os serviços domésticos, lavo louça, limpo banheiro, passo roupa. Já fiz as contas também, 2x por mês faxineira a 120,00 mais 2x por mês passadeira a 80,00 = 400,00 por mês economizados.

    • sempresabado

      Muito bem!
      eu devo confessar que odeio o trabalho de casa com todas as minhas forças e faço de tudo pra nao ter que fazer…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.