Elsa,  Extras,  Gastos,  Reflexões

Meta 2019 concluída com sucesso!

Feliz ano novo, queridas leitoras e queridos leitores!

Ano passado eu tinha uma única meta: viver com 30% do meu salário. Para isso eu teria que cortar meus gastos variáveis (gastos com lazer, compras e viagens) pela metade. A boa notícia é que cumpri com folga a minha meta, e consegui viver com 22% do meu salário! Incrível! A má notícia (ou surpresa) é que não foi cortando os gastos na magnitude pretendida, mas principalmente aumentando a renda.

No começo de 2019 eu fui promovida, ganhei um aumento de salário e isso me ajudou a cumprir minha meta nos primeiros meses. Em agosto, troquei de emprego, com mais aumento de salário, e minha meta ficou bem fácil de cumprir. Para 2020, minha estimativa é viver com 18% da minha renda, mantendo o mesmo nível de gastos de 2019. Acho que uma das coisas mais incríveis de uma trajetória FIRE é que a gente para de subir o padrão de vida conforme o salário sobe. De fato, a maioria das pessoas que ganham um aumento já pensam em aumentar os gastos. Das últimas amigas que foram promovidas consigo lembrar de uma que aproveitou para comprar um apartamento maior (acho incrível essa busca incessante por casas maiores, rs) e a outra aproveitou para colocar silicone nos seios. Mas quando o seu objetivo é a IF, aumento de salário vira automaticamente poupança. O que eu comprei com os dois aumentos de salário em 2019? Anos a mais de liberdade 😊. Melhor compra, na minha opinião. 

Quanto aos gastos, eu até pensei em fazer um esforço adicional e tentar cortar mais um pouco. Mas se por um lado eu estou feliz em não aumentar os gastos, eu acho que cortar os gastos que sobraram agora me deixaria “infeliz”. Olhando em retrospecto, 2019 foi sim um ano austero. Embora não tenha cortado os gastos variáveis em 50%, eu consegui cortar em 10%. Mas isso foi porque eu aumentei meus gastos com viagens. De fato, fiz duas viagens internacionais bem bacanas em 2019 e o real não estava muito favorável, rs. Tirando as viagens, os gastos variáveis foram reduzidos em 30%. Ou seja, teve um esforço sim e mais consciente em relação aos gastos variáveis. Comprei menos coisas, fui a menos restaurantes e andei mais de transporte público. Mas acho que cortei na medida, e estou feliz com o nível de gastos com lazer que tenho. Fazer um esforço extra para atingir os 50% planejados, aí acho que daria razão aos críticos do estilo de vida FIRE: teria algumas privações.

Começo de 2019 eu achava que atingiria FIRE em 7 anos. Com os aumentos de salário, alguns corte de gastos e o remanejamento da vida FIRE, ela vai chegar em 2 anos. Não posso me queixar: 2019 foi um ano incrível para mim!

Para 2020, a meta principal é manter o plano. Está funcionando, sem dúvidas, e estou no caminho certo. Mas não posso negar que começo o ano com vontade de cumprir as metas universais: comer melhor, fazer mais atividade física e ler mais livros. Porque somos assim, tão semelhantes, eu não sei. Mas que a gente aproveite a energia positiva de um novo começo para pelo menos ter uns dias em que nos alimentamos melhor, fazemos mais atividade física e finalmente abrimos aquele livros que tanto queremos ler.

Que 2020 seja tão bom quanto 2019 e que a gente siga juntos nessa caminhada! 

16 Comentários

  • André

    Impressionante sua capacidade de poupança!

    Mesmo com os aumentos salariais, o mérito é todo seu, basicamente pelo o que você comentou: o importante é não queremos aumentar imediatamente o nosso padrão de vida em virtude de aumentos salariais. Isso é um dos maiores cânceres comportamentais que impedem pessoas bem sucedidas de atingirem a IF.

    Sua reflexão em relação aos gastos também é importante! Não adianta cortar demais a ponto de sentirmos falta de alguma coisa. É fundamental evitar desperdícios, mas continuar gastando com o que realmente importa. Só assim o presente que trará o grande futuro valerá a pena.

    Enfim, você está no caminho certo!

    Excelente 2020!

  • Gabriel Rocha

    Oi, gostaria de saber qual a área em que você trabalha. Estou terminando a faculdade, mas sem perspectiva de emprego, daí planejo fazer uma especialização em uma área com boa oferta de emprego e bons salários. Não me importo de sair de onde eu moro para morar em outro estado, desde que o emprego pague bem e tenha horários justos. Poderia falar, se não for muito invasivo?

    • sempresabado

      Oi Gabriel! Prefiro não falar a área que trabalho por privacidade, mas já viu o Guia Salarial da Robert Half? Acho uma boa pra pesquisar uma area de especialidade que seja bem remunerada! Boa sorte! Abs!!

    • sempresabado

      Valeu pelo apoio! Pois é, essa mentalidade de comprar “anos de liberdade” ao invés de “coisas” é muito poderosa! Abs!

  • Gari Advogado

    Parabens pela meta!!! Incrível sua taxa de poupança e equilíbrio ao obter aumentos sucessivos dos seus ganhos e não aumentar custo de vida. Raro hoje em dia. Abraço

    • sempresabado

      Valeu Gari! Quando comecei na vida FIRE achava impossível atingir essas taxas de poupança e sei que tem muita gente por aí que ainda pensa assim. Muito legal ver que foi possível na prática. Abs!

  • Muquirana

    Elsa duplo parabéns! Vc brilhou em aumentar seus rendimentos e sua taxa de poupança.
    Não tem compra melhor que aliberdade d nosso tempo de volta!
    Em breve vc vai zerar o jogo do capitalismo!!!
    Abs

  • Viver Sem Pressa

    Elsa, que post MA-RA-VI-LHO-SO. Na hora que eu estava lendo, fiz um “Hãaaa” e fui ler de novo para confirmar o número: “consegui viver com 22% do meu salário”. Parabéns! Na verdade, o parabéns vai mais pelo fato de você ter viajado 2 vezes para o exterior. Acho super importante quando estamos na jornada FIRE, não esquecer de viver. E viver é justamente isso, aproveitar a vida, viajar, comer bem, sair com os amigos… Eu costumo anotar todos os meus gastos mensais para no final do ano fazer uma avaliação dos gastos, ou seja, calcular a minha inflação anual. E em 2019, eu reduzi 20% dos meus gastos totais se comparado ao ano anterior, sem perder a minha qualidade de vida. Que seu 2020 seja ainda mais próspero e maravilhoso. Falta pouco para ser FIRE! Beijos. Yuka.

    • sempresabado

      Yuka! Parabéns pela redução de gastos! 2019 foi um bom ano pra vc tb então!
      É isso aí, o mais legal é ver que os gastos foram bem “gastos”. Que valeu a pena, que foi uma vida bem vivida.
      Que 2020 seja um ano próspero para todos nós! Abs

    • sempresabado

      Oi SH! Obrigada! Confesso que escrever esse post me fez muito bem, acho que é importante a gente olhar oq conquistou no passado também! Abs!

  • Sniper Investidor

    Que motivador seu post. Parabéns mesmo por viver com 22%. Legal né quando planejamos o tempo pra atingir a FIRE e com esforço a gente ver que dá pra fazer em menos tempo?!?!

    Um beijo grande.

    • sempresabado

      Oi Sniper! Muito legal saber que consigo motivar os outros 🙂
      Sim, realmente encurtar o tempo da um gás na trajetória e acho que é super comum! Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.