Muquirana,  Reflexões

Para ficar rico você deve começar a ser feliz

black and white man young lonely
Foto por jim jackson em Pexels.com

O que você acha que precisa acontecer na sua vida para que você seja mais feliz? Muita gente responde que queria ganhar na loteria, receber um aumento ou ser famoso. A não ser que você esteja vivendo em situação de extrema pobreza, sem casa ou comida, você está errado!

Uma área da psicologia chamada Psicologia Positiva mostra que a felicidade vem de coisas “grátis” da vida como o convívio social, gratidão, filantropia, empatia ou confiança (se você não acredita, assista ao documentário Happy no Netflix).

E o que ficar rico tem a ver com isso?

Muita gente associa felicidade ao consumo e com isso gasta mais do que deveria em compras, mimos em dias tristes ou simplesmente aumentando o padrão de gastos com casas e carros caros. Esses gastos geram um pico de felicidade temporária, muitas vezes consomem seu dinheiro com custo de manutenção e te deixam cada vez mais preso à necessidade de ter que trabalhar.

“Ahh, mas eu trabalho tanto, eu mereço dirigir o carro que eu quiser!”

Claro que você merece, todo mundo que se esforça merece, mas se você precisa se compensar pelo desgaste do seu trabalho você precisa repensar seus valores e seu trabalho! Você não vai ficar rico se mimando o tempo todo. Essa é a verdade.. Não pense que trabalhar mais e ganhar mais vai resolver o seu problema se você continuar frustrado e infeliz. Quanto mais você ganha, mais caros ficam os mimos que te fazem feliz. A cervejinha no fim de semana se torna uma viagem em uma pousada tranquila, a pizza na terça-feira passa a ser o restaurante descolado, e por aí vai.

Se você nao consegue deixar de pensar em compras, pense o seguinte: na trajetória para sua independência financeira você está economizando para a maior compra da sua vida. Você vai comprar uma impressora caríssima que imprime um cheque todo mês para suas despesas, sem que você nunca mais tenha que trabalhar. E essa impressora caríssima custa 25x o seu gasto anual. Veja mais sobre isso aqui.

Desculpa frustrar os que queriam uma solução fácil, mas para ficar rico é preciso disciplina, trabalho e foco. Se você anda frustrado e desmotivado vai ser difícil ter a disciplina e a motivação para fazer mudanças radicais na sua vida e nas suas finanças.

Tá bom, então você me pergunta. O que tenho que fazer para ser feliz?

Oras, como falei no início do artigo. A Psicologia Positiva respondeu isso para você, e a boa notícia é que a solução é gratis: fortaleça o contato com a sua família e amigos, promova encontros entre pessoas queridas (não em um restaurante caro, por favor! Faça isso em casa..), exerça a empatia e a gratidão. Todos temos motivos para sermos gratos, e estudos mostram que isso de fato funciona!

A Muquirana

6 Comentários

  • Simplicidade e Harmonia

    Gostei do seu post, penso da mesma forma.
    Buscar felicidade nas coisas materiais muitas vezes é o caminho mais rápido para a frustração contínua.

    Boa semana!

  • Vinicius Santos

    Adorei a idéia da impressora caríssma! Está de parabém pelo blog, já tem mais um ávido leitor!

    • sempresabado

      Obrigada Vinicius! Escutei essa ideia em um podcast gringo. O cara nao aguentava mais os amigos falarem que ele devia parar de ser pao-duro e comprar algo para ele, dai ele falou que estava economizando para a compra mais importante da vida dele que seria essa impressora. Achei a ideia ótima.
      Que bom que gostou do blog.
      abs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.