Elsa,  Reflexões

Por que a Betina faz sucesso mas o FIRE não?

Esse é um post que eu estou muito mais ansiosa pra ler as sua resposta nos comentários do que para elaborar uma resposta minha. Então por favor comentem!

Provavelmente você ouviu falar da Betina nos últimos dias, e se ainda não ouviu, provavelmente vai ouvir. A Betina é uma menina que fez propaganda para a Empiricus no YouTube e começa seu vídeo falando “Oi. Meu nome é Bettina, eu tenho 22 anos e 1 milhão e 42 mil reais de patrimônio acumulado”. O vídeo continua com ela explicando sobre como conseguiu transformar mil reais em um milhão em apenas 3 anos sem herança das família, apenas investindo na bolsa de valores.

Para conseguir tamanha rentabilidade só investindo na bolsa, a Betina precisaria de um retorno de 900% ao ano. O que é bem difícil dado que a ação que mais subiu em 2018 foi Magazine Luiza que rendeu 126% no ano. Talvez com Bitcoin ela até tenha conseguido, mas Bitcoin não é comercializado na Bolsa de Valores, então nem me preocupei em fazer as contas…

Provavelmente a Betina conseguiu juntar isso tudo em 3 anos (caso ela realmente esteja falando a verdade) porque guardou boa parte de sua renda! Se ela ganhou R$300 mil líquidos nos últimos 3 anos e poupou tudo, ela conseguiria chegar no seu milhão com um retorno ao redor de 10% ao ano, que é bem factível.

Mas se a Betina dissesse no seu vídeo que ela conseguiu juntar 1 milhão em 3 anos poupando sua renda ela não traria toda publicidade necessária pra empresa de consultoria que ela trabalha. E com certeza não chamaria tanta atenção assim nas mídias sociais.

Essa história além de irritar muita gente que conhece como os investimentos funcionam e que essa “estratégia infalível e completamente replicável” não existe, tem feito um sucesso absurdo. Claro que a maioria é meme, mas no final das contas a Betina ganhou mais de 50mil seguidores e a Empiricus deve ter ganho uma boa quantia de novos assinantes. Eu acho que tem gente que no fundo acredita que seguindo a menina ou assinando a Empiricus vai aprender alguma coisa sobre como ganhar muito dinheiro facilmente.

O que me fez questionar “por que a Betina fez tanto sucesso, e quando surgem matérias nos jornais falando de alguém da comunidade FIRE tem pouca repercussão?”. Pra mim a resposta é simples: porque o FIRE é muito difícil!

Esperar 3 anos para se tornar milionário é pouco, mas na comunidade FIRE você precisa trabalhar pelo menos 10 anos, o que parece muita coisa. Ter uma rentabilidade de 900% ao ano gera curiosidade, mas poupar 70% da renda é impossível. Ver uma menina bonita e bem vestida faz a gente acreditar que ela é bem sucedida, mas ver o MMM pedalando por aí de camiseta não chama a atenção de ninguém.

Percorrer um caminho rumo à IF é muito difícil. Requer disciplina para todo dia lutar por um objetivo que levará alguns anos ainda para se concretizar. Exige autocontrole para não cair nas armadilhas da sociedade que pregam consumo e gastos excessivos. Necessita de coragem para dizer alguns não e enfrentar críticas de amigos e familiares. E precisa reforço constante de que os valores da sociedade estão distorcidos, e que parecer bem sucedido não significa ser bem sucedido na vida.

Nessas horas, a melhor coisa é ter meus colegas blogueiros e a Muquirana para me lembrar que estamos lutando por algo maior. E melhor ainda ter esse espaço para que a gente dê uma desabafada sobre como a sociedade ainda está cega quando se trata de dinheiro…

12 Comentários

  • sempresabado

    Muito bom Elsa! Acho que a resposta é exatamente essa. Cortar despesas e economizar não é “sexy”, como dizem os gringos. É muito mais fácil ficar praguejando a vida, o chefe e o reajuste das mensalidades escolares do que sentar pra otimizar os gastos ou estudar pra aprender a investir melhor.
    Muquirana

  • Cowboy Investidor

    Olá Elsa,

    Parabéns pela postagem.
    Ele fez mais sucesso porque as pessoas sempre estão buscando o investimento da vez. Querem dinheiro fácil.
    Também vários vídeos no Youtube falando sobre essa propaganda enganosa da Empiricus.

    Se eles sabem o caminho para ganhar tanto dinheiro por que eles vendem esses cursos? Eles são tão bom assim e querem que as pessoas ficam ricas também? Se fosse verdade eles investiriam o próprio dinheiro e ficariam mais ricos ainda.

    Será que a Betina investiu alavancada durante esses 3 anos? hahaha. Duvido.

    Abraços!

    • sempresabado

      Oi Cowboy!
      Já estão desmentindo ela, vc viu? Boa parte do ganho foi com economia de renda mesmo mas parece que teve até uma ajuda financeira do pai nesse bolo todo…
      O duro é q quando a propaganda é enganosa, fica difícil até de acreditar que ela tem mesmo 1 milhão na conta, rs

  • AA40

    Morando fora não tinha escutado essa Betina não. Interessante a estratégia nada nova da Empiricus em MENTIR e enganar, empolgar as pessoas e faze-las perder tudo apostando só em risco.
    Os responsa’veis por esta empresinha tinham que estar todos presos por propaganda enganosa !

    • sempresabado

      Aqui tá uma febre essa história AA!
      É bizarro como as pessoas não param pra pensar que se alguém descobriu a fórmula mágica de fazer dinheiro, não estaria gastando tempo e publicidade por aí…

  • ABM

    Acho que tem muita gente que vive a procura ou a espera da grande joagada. Não conheço a companha, mas ela deve ter todo um apelo com quem é imediatista ou vive eternamente no curto prazo. Não faz parte do imaginario popular uma lógica incremental, de que se voce fizer um pouco de cada vez, vc vai muito longe. Infelizmente nao é só a Empiricus que explora a falta de conhecimento das pessoas, basta chegar em uma agência bancaria e comprar alguns dos produtos que o gerente tenta te vender para bater as metas dele.

    • sempresabado

      Sim, em varias situações onde há assimetria de informações o consumidor é lesado!
      Essa empresa é controlada pelo grupo Agora que faz aquelas propagandas do tipo “com essa pílula você pode comer doce a vontade e nunca engordar” ou “descubra o segredo de quem perdeu 10kg em 1 mês” rs
      É bem oq vc falou: apelo para quem é imediatista! E acho q a maioria é, ou não sabe como controlar isso!
      Abs

  • Juliano Wat

    Obrigado Elsa !
    Agradeço até porque agora há pouco no corredor da empresa me ofereceram outro ” dinheiro fácil 100% garantido” COE (Certificados de Operações Estruturadas) aqui no interior de SP: cheira 100% igual telexfree, criptomoedas.. enganando pessoas simples.

    • sempresabado

      Disponha Juliano!
      Eu tb não consigo entender esses COEs da vida. Pra mim, investimento em renda variável tem que ser de longo prazo. Qualquer investimento com data de vencimento curto, é especulação mesmo.
      Abs!

  • Executivo Investidor

    A famosa “propaganda enganosa”. Nao conhecia tambem essa Bettina, mas infelizmente o ser humano (em sua grande maioria) sempre busca por “formulas magicas” para enriquecer. Essa maioria nao quer saber de trabalhar duro, economizar mais de 50% da renda, esperar “longos” 10-15 anos para poder viver a vida como FIRE.
    Entao surgem golpistas como a empresa citada no post, fala um monte de asneiras e coloca alguem para validar essas asneiras para surrupiar o dinheiro alheio.
    Quer saber como ganhar 1 milhao em 1 ano? Encontre 1mil pessoas dispostas a pagar R$1.000 pela “formula magica”. Pronto. Esta ai uma receita “infalivel”.

    Abraços

    Executivo Investidor
    http://www.executivoinvestidor.com

    • sempresabado

      Hahaha é exatamente essa a fórmula mágica e infalível!
      É meio óbvio que se eles descobriram como ganhar muito dinheiro SÓ com o mercado de ações, ele não estariam trabalhando duro para te conquistar e sim aposentados, rs.
      Abs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.