Muquirana,  Qualidade de Vida,  Reflexões

Quarentena Muquirana

Espero que estejam todos bem e com saúde! Foi difícil escrever nas últimas semanas porque o início da minha quarentena foi um pouco tumultuado. Os planos eram passar a quarentena na casa da minha mãe aqui no interior do país, então fizemos um pré-isolamento para garantir que chegaríamos sem trazer nenhuma doença. À medida que a doença foi avançando, ficamos com medo das fronteiras estaduais se fecharem e acabamos saindo um pouco antes de completarmos 14 dias fechados. Para não irmos direto para a casa da minha mãe, fomos primeiro passar uns dias na fazenda até completarmos nossos 14 dias isolados.

Quando eu digo fazenda, é fazenda mesmo. Não é casa de campo chique. É um pedaço de terra distante 30km do asfalto, numa casa mofada e cheia de bichos. Saímos de lá porque o Jr Muquirano se acidentou, perdeu um dente e tivemos que ir pra cidade comprar remédio e tentar falar com um dentista.

Já de volta à casa da minha mãe as coisas foram se acalmando aos poucos. Estávamos abalados com o Jr Muquirano desdentado e com dor e nos dias seguintes acho que estávamos tão nervosos e com a vibe tão ruim que ele ainda teve várias quedas, pancadas e tropeços. Agora as coisas já estão mais tranquilas, já nos conformamos com a quarentena e estamos aqui tentando trabalhar e entreter uma criança.

Esse período está servindo para testarmos premissas da nossa vida FIRE. No começo eu dizia para o Sr Muquirano que não queria ficar errante pelo mundo sendo mãe em tempo integral. Queria me basear em algum lugar com escola para o Jr Muquirano e faríamos viagens pontuais. Ele ainda não tinha essa ideia clara na cabeça dele, mas depois desse período de paternidade plena, comprou totalmente a ideia. Pode parecer um pouco egoísta querer mandar meu filho para a escola, mas já vi que ter tempo para fazer coisas de adulto são muito importantes para nós. Já assimilei que o melhor para o meu filho é que ele tenha pai e mãe juntos e num casamento feliz do que estar conosco o dia todo, todos os dias, num ambiente de atrito e pais esgotados.

Temos agora um grande ponto de interrogação sobre o que fazer no começo da vida FIRE. Espero que até o fim do ano as coisas já tenham se acalmado e as fronteiras já estejam reabertas.

Essa situação louca nos ensinou que não adianta ficar fazendo planos, contando dias e elucubrando o futuro. Temos uma ilusão de controle da nossa vida, mas na verdade só respondemos às circunstancias. Decidimos que não vamos adiar o FIRE porque o dólar subiu, ou para juntar mais dinheiro ou por nenhum outro motivo que não seja de saúde ou de força maior, como fronteiras fechadas. Imagina se a gente tivesse ficado doente e perdido a vida justo agora na boca do gol por causa de alguns milhares de euros a mais. Não faria sentido algum. A ideia é se adaptar às circunstancias e seguir em frente.

Na parte financeira somos privilegiados de estarmos passando esse período tão difícil de um jeito tranquilo. Tínhamos pouco dinheiro em bolsa brasileira, então esse show de horrores aqui não nos afetou. Estamos aproveitando a crise e compramos vários CDB´s pagando entre IPCA + 6% e IPCA + 7%. Estou com 20% do meu patrimônio nesses CDB´s. Fiquei com um ano de gastos num CDB mais liquido e o resto virou IPCA.

Peguei um pedaço do meu caixa em USD e fui comprando S&P na queda, 3100, 2800, 2700 e 2500. O caixa em EUR segue parado. Acho que vai dar oportunidade pra comprar imóveis na Europa quando a poeira do vírus baixar. Infelizmente nosso melhor imóvel na Europa ficou desalugado esse mês e não há previsão de quando poderemos achar novos inquilinos. Paciência. Um imóvel no Brasil também ficou desalugado e pelo menos aqui temos algumas pessoas interessadas, mas está difícil. Olhando em reais o patrimônio está nas máximas da vida, mas em moeda forte o baque foi considerável. Deixei 50% do meu dinheiro em reais mesmo sabendo que quero morar na Europa e esse pedaço se esfacelou. Mesmo assim nao temos do que reclamar. O importante agora é nos mantermos todos saudáveis e com a cabeça boa para passar esse restante de quarentena.

Minha nova composição de PL!

Ninguém fica pobre com imóveis e moeda forte

17 Comentários

  • Viver Sem Pressa

    Oi Muquirana,
    Também penso que nem você, pra mim e para o meu marido, nossa vida adulta é parte importante para manter a família bem.
    Da mesma forma que achamos melhor não tentarmos ter a nossa terceira filha, para que pudéssemos manter o nosso casamento feliz (nós não daríamos conta de ter mais um filho kkkk), sabemos que ter um tempinho para nós é algo importante para manter a vida do casal saudável. Ficar unicamente como função de mãe, não daria certo para mim também.
    Sério que você pegou uns CDBs com IPCA +7%? Nem tinha visto. Comprei algumas ações e acabei não dando atenção para RF.
    Essa crise me ensinou a importância de não investir só no Brasil, e agora estou na saga de abrir uma conta na corretora americana. Em breve começo meus investimentos no exterior.
    Espero que seu pequeno já esteja melhor.
    Beijos.

    • sempresabado

      Oi Yuka! nossa quando eu li que vc se escondeu no armario eu me senti melhor sabe. Pq vc e a ABM sao meus benchmarks de convivio com as crianças, e eu aqui enlouquecendo me achando a pior mae do mundo. Folgo em saber que vc tb estava louca por um momento de paz e silencio! Essa quarentena tb serviu pra me mostrar q 1 filho eh o que cabe na minha paciencia rssss.
      Sim, no auge da crise tinha IPCA + 7% (pra 2024 ou 2025 nao lembro) na XP, pra investir o tanto que quisesse. Depois esses IPCA + 7 sumiram e apareceram varios IPCA + 6. Como isso mais que paga minha taxa de retirada acabou que aloquei meu caixa em reais quase todo nisso mesmo. Os fundos de credito estao num super stress, entao as debentures tb estao super gordas. como nao entendo muito das empresas prefiro ficar nos CDBs mesmo. O pequeno já está bem. Com vergonha da janelinha na boca mas todo serelepe novamente. um bjo

      • Viver Sem Pressa

        Não é? Quando contei para as minhas amigas que eu tinha entrado no guarda-roupa, elas ficaram preocupadas rsrs. Mas foi ótima a experiência. Nunca achei que um lugar pequenininho poderia ser tão confortável kkkk.
        Hoje eu assisti um vídeo do Marcos Piangers no YouTube (conhece?) em que ele falava que para nós, esse período de quarentena será lembrado com muita preocupação, ansiedade, como um período difícil. Mas que para as nossas crianças, essa quarentena poderá ser lembrada como o melhor período da vida delas, pois elas estão perto de nós. Flechou meu coração.
        Na dúvida, coloco os 2 vídeos dele, o primeiro, é o que eu comentei aqui sobre a quarentena. E o segundo vídeo, é o que me faz ter a certeza de que estou indo pelo caminho certo.

        Quarentena com os filhos – https://www.youtube.com/watch?v=AELsGALM8Nk
        O que realmente importa para o seu filho – https://www.youtube.com/watch?v=w8gvAD1oCZ8

        Beijos.

        • sempresabado

          Oi Yuka o video do que realmente importa eu acho lindo! e é a mais pura verdade. O nosso filho está numa felicidade incrivel. hj cedo colhemos um cacho de bananas, pintamos um quadro e comemos jabuticaba no pé. tudo de graça e ele super feliz. Duro é ter energia pra aguentar o pique! rss Meu marido e eu começamos um revezamento mais estruturado pra ficarmos com ele. Assim ele tem a atençao plena de um dos pais e o outro está tocando a vida. Aos poucos vamos nos adaptando a essa loucura. bjs!

      • Viver Sem Pressa

        Não é? Quando contei para as minhas amigas que eu tinha entrado no guarda-roupa, elas ficaram preocupadas rsrs. Mas foi ótima a experiência. Nunca achei que um lugar pequenininho poderia ser tão confortável kkkk.
        Hoje eu assisti um vídeo do Marcos Piangers no YouTube (conhece? ele é ótimo!) em que ele falava que para nós, esse período de quarentena será lembrado com muita preocupação, ansiedade, como um período difícil. Mas que para as nossas crianças, essa quarentena poderá ser lembrada como o melhor período da vida delas, pois elas estão perto de nós. Flechou meu coração.
        Na dúvida, coloco os 2 vídeos dele, o primeiro, é o que eu comentei aqui sobre a quarentena. E o segundo vídeo, é o que me faz ter a certeza de que estou indo pelo caminho certo.

        Quarentena com os filhos – https://www.youtube.com/watch?v=AELsGALM8Nk
        O que realmente importa para o seu filho – https://www.youtube.com/watch?v=w8gvAD1oCZ8

        Beijos.

  • sempresabado

    Força Muquirana!
    Sabe que pensei a mesma coisa que você, imagina perder a vida agora, na boca do gol? Realmente ficar esperando aquela margem de segurança a mais parece uma ilusão.
    Acho que já estava ótimo ter 50% do patrimônio em moeda forte! Parabéns por ter se planejado tão bem.
    Beijos

    • sempresabado

      Oi Elsinha! vc nem aguenta mais eu falar “qts % do seu PL ta dolarizado?” rssss agora já foi, acho que temos que ganhar mais reais mesmo. sei lá quando as coisas vao se acalmar.
      O importante agora eh manter a saude e seguir firme o plano! um beijo!

  • ABM

    Oi Muquirana, espero que seu filho esteja bem! E que bom que puderam se realocar com todas essas precauções e cuidados com as outras pessoas da familia.
    Por aqui, estamos vendo o mesmo impacto no patrimonio, alta em real e reduçao em dólar. No Brasil, nao temos muitas altertaçoes a fazer. Mas no exterior, queremos comprar. Por enquanto, compramos pouco. Estou achando caro… Acho que as empresas grandes tem caixa para passar por essas fases. E tem esse monte de dinheiro sendo despejado na economia. O fato eh que me parece tao destoante o que esta acontecendo no mundo real e o preço de determinados ativos.
    Sao tempos dificeis e de exceçao e nao da para ter muita noçao de uma possivel rotina. Para vc ter ideia, nós somos optantes do homeschooling e estamos sendo super impactados pela quarentena. Isso porque ha todo um planejamento de atividades extracurriculares fora de casa que estao suspensas. O intercambio de materiais didaticos que planejamos foi suspenso… passeios e excursoes tambem suspensos. A socialização esta bem comprometida e esta um desafio enorme segurar a onda do humor da nossa filha nesse isolamento. Como mudamos recentemente, nesse inicio estavamos priorizando bastante as atividades externas para ela fazer novas amizades. Enfim, mesmo para quem ja esta no esquema de educaçao em casa, esta bem dificil esse isolamento.

    • sempresabado

      Oi ABM! Olha, te falo o mesmo que falei pra Yuka. Me sinto uma pessoa mais normal em escutar que até vc está tendo canseira com criança nesse isolamento. Eu achava que eu era muito incompetente como mae ou que meu filho era hiperativo! rsss
      Lá fora pensei muito sobre os preços, mas o que o FED está fazendo na economia é tao grotesco que acho que querem segurar os preços dos ativos no grito.. Se cair mais quero comprar, mas nao sei se vai voltar pras minimas. X.. o que fizeram nessas 3 semanas eles demoraram quase 1 ano pra fazer na crise de 2008. Acho que caindo tem que comprar mesmo. um bjo

  • Simplicidade e Harmonia

    Elsa,

    Gostaria de destacar uma frase de seu post: “Temos uma ilusão de controle da nossa vida, mas na verdade só respondemos às circunstancias.”
    Seu relato acima e na realidade, a maioria da vida de todos nós, é exatamente como descreveu. Por isso, precisamos de mais atenção no pouco que podemos controlar, pois é isso o que fará toda a diferença no momento de responder às circunstâncias.

    Precisamos construir bases sólidas em tempos de calmaria, pois quando estamos em um momento como o atual, não há tempo nem cabeça para esse tipo de coisa. E tudo o que disse sobre a Fire mostra que ao longo do tempo vocês construíram tais bases, embora os percalços atuais trouxeram dúvidas e algum prejuízo.

    Espero que o Sr. Muquirana esteja melhor.

    Boa semana!

    • sempresabado

      oi Rosana, obrigada pelo comentario. Essa época maluca serviu pra muitas reflexoes mesmo e essa da ilusao do controle foi a principal. Li um livro dos estoicos que falava disso “só se preocupe com o que vc consegue controlar” e cada vez mais vejo que tem pouca coisa nesse quesito! rsrs O certo é vivermos a vida mais leve. Estamos aqui passando boa parte do tempo liver cuidando do jardim que é um jeito de tomar sol, ajudar na casa e entreter uma criança e estamos bem felizes nessa rotina. boa semana! um abraço

  • Alisson

    Cada um é cada um. Mas não concordo que investimentos no Brasil sejam a coisa mais segura do mundo. Para mim, o ativo de maior valor se chama TERRAS AGRICOLAS! Nunca vi um pedaço de terra desvalorizar, e os investidores fora da bolsa só investem nisso. Então particularmente, penso que antes de investir fora do Brasil, ter um ativo desses aqui, seria de grande valia.

    • sempresabado

      Oi Alisson, obrigada pelo seu comentario. Concordo com vc que tem que ter terra sim. Inclusive eu já tenho esse pedaço de terra e nem conto ele no meu patrimonio pq eh uma coisa que nunca vou vender. Eu sempre brincava q se tivesse um apocalipse zumbi eu ia pra lá, nunca imaginei que pudesse ter que ir pra lá numa pandemia.

  • Executivo Investidor

    Nossa que susto devem ter levado com o Jr Muquirana! Essa crise tem sido mesmo um teste para todos em vários quesitos, pessoal e financeiro.
    Também perdi um inquilino devido à crise, mas tem muita sorte de conseguir outro uma semana depois! Espero que consiga alugar logo. De resto boa sorte e aproveite a família nessa quarentena!
    Abs

    http://www.executivoinvestidor.com

    • sempresabado

      Vc mandou muito bem alugando seu imovel! parabens pelo reajuste e por ter conseguido. aqui estamos na luta, mas vai dar certo. um abraço!

  • Vagabundo

    Ae Muquirana tá mandando bem !! Se quer fugir do Brasil tem que investir lá fora pesado. Acho que li em algum post que vc tinha comprado um apê na Europa. Onde era ? Se a crise perdurar vai ter muita oferta de imóveis. Comercio fechado, demissões, calote nas hipotecas, casas à venda. Bons investimentos !

    • sempresabado

      oi Vagabundo! engraçado que eu estava pensando em comprar imoveis na Europa e me apareceram com umas casas a preço de banana aqui no Brasil.. estou até tentanda, mas como vc falou ter moeda forte é importante também. espero que a gente saia logo dessa. um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.